Piraí | Turismo Náutico

31 07 2023
Neste sábado (29) foi realizado um Workshop de Turismo Náutico em Piraí para implantação do curso de técnicas operacionais e de guiamemto em Turismo Náutico.

O evento contou com a presença do Consultor em Turismo Lincoln Pontual, Gilber - Vice Presidente do Clube de Pesca de Piraí, Miguel Barbosa- Secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Piraí, Wanderson Farias Assessor Especial Secretaria de Estado de Turismo, membros do conselho do Clube de Pesca, associados, empresários do setor de turismo de Piraí e do Jornalista Oswaldo Vivas do Programa Cidadão Natureza | Cidades Maravilhosas.

O projeto de desenvolvimento do setor náutico do Rio de Janeiro através dos cursos de qualificação foram desenvolvidos pelos consultores em turismo Lincoln Pontual e Marcelo Moass, com a chancela do CIETH - Centro Integrado de Estudos e Turismo e Hotelaria, o projeto conta com o apoio da Secretaria de Estado de Turismo RJ, TurisRio, Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Piraí, SENSIBILIZAR - Desenvolvimento, Humano, Ambiental e Tecnológico. E demais instituições parceiras públicas e privadas

TURISMO NÁUTICO, UM MAR DE POSSIBILIDADES

Trata-se de um tipo de turismo muito ligado à navegação e à prática de esportes náuticos. Faz-se esse tipo de turismo em água doce e salgada, com embarcações dos tipos mais diversos, que podem servir para recreio, passeios, para todos os públicos, e para diversos esportes náuticos. Só o fato de realizar uma viagem de barco já é considerado turismo. Existem oportunidades no chamado turismo fluvial, no turismo em represas, no turismo lacustre e no mais conhecido e explorado turismo marítimo, no chamado turismo de sol e de praia, e no cada vez mais explorado turismo de pesca.

O setor inclui cruzeiros, embarcações turísticas, de recreio e esportivas, a prática do surf, do kitesurf, do stand up paddle e do windsurf; a realização de mergulhos e outras atividades com equipamentos; e, finalmente, a pesca esportiva e a não menos charmosa pesca submarina.

O turismo náutico é muito importante no desenvolvimento da economia regional, e é uma excelente oportunidade de negócios, em especial para as micro e pequenas empresas. Há muitas possibilidades, muita demanda, muitos formatos a serem explorados. Aliás, tem muitas praias, muitos rios, lagos e lagoas também que favorecem o desenvolvimento de uma região.

O Projeto de Educação Turística CIETH NA SUA CIDADE irá colaborar para o crescimento do segmento do turismo náutico através dos seguintes cursos de qualificação: Técnicas Operacionais e Guiamento em Turismo Náutico, Condutor de Turismo e Turismo de Pesca.

Para mais informações: 21 96750 5579

Lincoln Pontual